Julio Filgueira: “Seplan chega para atuar como um farol estratégico para o Governo do Estado”

O planejamento tem um papel fundamental para a construção de um futuro sólido para o Estado. Foi com esse objetivo que o governador Fábio Mitidieri, PSD, deu posse no dia 18 de janeiro ao secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação – Seplan -, Julio Filgueira, numa pasta que, aliás, foi criada este ano.

A escolha deste novo auxiliar não foi fruto de contatos políticos. Julio, 51 anos, publicitário e consultor em Planejamento e Monitoramento Estratégico, coordenou a elaboração do Programa de Governo do então candidato Fábio, atuou na transição e estava à frente da Assessoria de Gestão Estratégica cuidando justamente do Planejamento Estratégico.

Questionado se o fato de ter sido responsável pelo programa de governo do então candidato Fábio o colocou numa posição privilegiada, Julio não nega essa hipótese.

“O processo de estar à frente do Programa de Governo e na construção do Planejamento Estratégico, foi e tem sido uma experiência enriquecedora e prazerosa para mim, enquanto profissional que atua na área de planejamento há muitos anos”, disse ele.

Aprovado pela Assembleia Legislativa no final do ano passado, o Projeto de Lei 586/2023 que cria a nova Secretaria foi sancionado por Fábio Mitidieri e publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16 de janeiro.

A Seplan tem cinco áreas de atuação: Planejamento Estratégico e Monitoramento Ativo; Programação Econômica e Orçamento; Inovação e Transformação Digital; Estudos e Pesquisas; Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana.

De acordo com o secretário Julio Filgueira todas as áreas são fundamentais para a atuação da Seplan. “Mas o pilar de todas elas e de todo o Governo do Estado é, sem dúvida, o planejamento”, diz, e depois discorre sobre cada uma das áreas.

O trabalho da Seplan, na visão do titular da pasta pode e deve ser acompanhado pela população que verá “o fortalecimento do acompanhamento em tempo real e continuado das ações e metas do Governo do Estado”, reforçando que a comunidade “poderá contribuir e acompanhar de forma transparente a evolução na execução de cada ação do governo”.

“A Seplan chega para atuar como um farol estratégico para o Governo do Estado, não somente para a gestão atual, mas para as próximas décadas”, destacou.

Julio tem expertise em gestão pública. Ele foi secretário municipal de Esportes das Prefeituras de São Paulo e Guarulhos, presidiu a Associação Nacional dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer e atuou como secretário nacional de Esporte Educacional, do Ministério do Esporte.

Em Sergipe, ele também implantou e coordenou o processo de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, desde 2017.

Conheça nossas redes
Últimas Notícias